12 Etapas para o SUCESSO (Parte 1/3 )

1.Estabelece objetivos claros e específicos, e escreve-os no papel.

Dizer que quer ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre, por exemplo, não é um objetivo. É claro, mas não é específico.

Quanto dinheiro queres ganhar? Até quando? Quanto tempo livre queres ter? Visualiza o teu objetivo de maneira clara e específica e põe no papel, pois isso o obriga a concentrar seus esforços em busca de resultados, em vez de dispersá-los.

 Objectivos  S.M.A.R.T. significam  Specific (específicos), Measurable (mensuráveis), Attainable (atingíveis), Realistic (realistas), e Time (temporizáveis).

Específico: Não sejas vago. Define em pormenor, como quem pinta um quadro ou tira uma fotografia.

Mensurável: Quantifica o teu objetivo. Como vais saber se o atingiste ou não?

Atingível: Sê honesto contigo sobre o que nesta fase da vida acreditas que vais conseguir, tendo em conta as tuas atuais responsabilidades.

Realista: É bom que seja exequível e real.

Temporizável: Indica um intervalo de tempo para cada objetivo. Quando o vais atingir?

2. Sonha, mas mantem os pés no chão. Ação!

É importante ser realista. A melhor receita para ter úlceras, stress e depressão é obrigares-te a atingir objetivos inalcançáveis, ou num espaço de tempo curto demais. Por isso é importante manter sempre aguçado o senso de realidade.

Uma pesquisa realizada recentemente pela revista INC., entre os presidentes e CEO’s das 500 empresas que mais cresceram o ano passado nos EUA, mostra que cerca de 40% dos entrevistados não tinha planeado o seu sucesso. Empresários que multiplicaram os seus rendimentos até 20 vezes num ano disseram que estavam tão ocupados a trabalhar que não tinham notado o seu crescimento fantástico. Sonhar é bom, principalmente para quebrar paradigmas e visualizar novas realidades, mas, depois de feito isso, trabalhar geralmente é bem mais produtivo. É Preciso trabalhar e suar muito, ação!

3.Constroi um cronograma.

O tempo é hoje o recurso mais escasso e valioso da face da Terra. A melhor maneira de otimizá-lo é montar um cronograma, passo a passo, de tudo o que precisa ser feito para conquistar o teu objetivo. Não é necessário nada complicado, basta uma agenda semanal, com tarefas diárias. O cronograma tem outra vantagem: como poder ver claramente se estás superando as etapas necessárias, se estás adiantado ou atrasado, ele obriga-te a ser honesto contigo mesmo. Isso permite acompanhar o teu progresso e fazer pequenas correções de rota. Afinal, poucas vezes tudo sai como planeado – e nada como um bom mapa para te colocar no caminho certo novamente.

Um avião está 90% do tempo a ajustar a sua rota!

4. Faz revisões constantes.

Precisas relembrar, periodicamente, o que, exatamente, estás a perseguir. Afinal, quem disse que és obrigado a seguir até a morte um objetivo só porque tu o estabeleceste há alguns meses? A vida muda, as coisas mudam, os teus objetivos também podem mudar, por que não? Só não uses isso como desculpa para desistir.

Suas revisões devem servir para reforçar sua visualização do sucesso, bem como mostrar os resultados já atingidos e o que ainda resta por fazer. Quando as coisas vão mal, as revisões dão-te insights interessantes, além de relembrar-te do teu sonho, reforçando pensamentos positivos. Quando as coisas vão bem, não existe nada mais motivador do que uma revisão do teu plano de ação, também reforçando pensamentos positivos.

Estudo de Harvard: …. Apenas 3% dos formandos tinham escrito planos e metas…

Na 3ª e última parte publicarei o estudo completo!

Fonte: Internet

+

Tenha um dia magnifico. Divirta-se!

Advertisements

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2011/09/21, in Motivador Pessoal, Motivador Profissional and tagged , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: