Competência começa com te sentires competente
“Para a maioria das pessoas, o primeiro passo para melhorar o desempenho no trabalho não tem nada a ver com o trabalho em si, mas sim em como elas se sentem em relação a si mesmas. Na verdade, para oito entre dez pessoas, a auto-imagem conta mais para medir seu desempenho profissional do que o próprio desempenho profissional”. (GRIBBLE, 2000)
Tu és bom naquilo que fazes? Submetes-te a testes periódicos ou a alguma outra forma de avaliação do teu desempenho?
Constatou-se que as pessoas que não se consideram boas no que fazem. Que não se acham capazes de ter sucesso ou de conquistar cargos de liderança – continuam com essa visão negativa mesmo que se tornem bem-sucedidas.
A insegurança e suas próprias dúvidas fazem com que se sintam fracassadas.
Não esperes pela próxima avaliação para melhorar o julgamento sobre ti, porque sentimentos não se baseiam em fatos – e só as pessoas que se sentem competentes podem de fato ter o desempenho que as levará ao sucesso.
“ Ross, um dançarino de Springfield, sempre sonhou em dançar na Broadway. O Seu caminho para o sucesso começou com produções amadoras, em que ele competia por uma vaga dançando na frente de todos os outros candidatos. De início, Ross sentiu-se
inibido: “Tive muito medo. Senti como se fosse uma criança sendo sabatinada na frente dos colegas.” Mas ele persistiu, algumas vezes com sucesso, outras, não. À medida que foi tentando diferentes papéis em várias produções, adquiriu muita experiência. “O fato de ter representado muitas vezes em frente de tantas pessoas foi aumentando a confiança na minha capacidade.” Ross se alegrava a cada conquista, por menor que fosse.Quando se candidatou pela primeira vez para um roteiro profissional, Ross sabia do que era capaz, e com isso conquistou uma ponta num musical de sucesso. Dançou como se fosse o astro principal, dando tudo de si, e este foi o primeiro passo numa carreira bem-sucedida.
Ross tem uma explicação para o seu sucesso imediato, conseguindo o papel:“Eu sentia confiança, pois tinha me empenhado e sabia do que era capaz.
Se quiseres alguma coisa, tu terás que realmente acreditar que podes conseguir. Tu tens de fazer acontecer. Não é de graça, é preciso esforço, persistência e autoconfiança.”
Fonte: Livro 100 segredos das pessoas de sucesso
+
Tem um dia magnífico. Diverte-te!
Posted on 2011/10/20, in Motivador Profissional and tagged Atitude, Competencia, Convicções, Empreenderorismo, Neuromotivação. Bookmark the permalink. 2 comentários.
Pingback: O Sucesso é ACREDITAR. Acredita se quiseres! | NeuroCrescimento
Pingback: Competências! Só no lugar certo! | NeuroCrescimento