A formiga que queria ser promovida !

“ Havia um jardim onde todas as formigas seguiam uma mesma rota carregando folhas maiores que elas mesmas, mas, seguiam firme em direção ao formigueiro, que estava poucos passos adiante, o que para elas deveria representar uma grande viagem.

Mas uma delas estava com uma folha exageradamente grande nas costas, deveria ser pelo menos vinte vezes maior que ela, e seu esforço era notado à distância. Orgulhosa essa formiga, carregava aquela folha gigantesca e como ela estava ansiosa em mostrar à formiga rainha como era forte, como era capaz, podia até ganhar uma promoção.

 Enquanto a fila de formigas seguia em direção ao formigueiro, essa formiga girava em torno de si mesma, sem conseguir sair do lugar, o eu esforço era tão grande que mal avançava um passo, voltava dois para trás, estava tão cega, tão entretida na sua luta de carregar aquele “mundo” nas costas que nem percebeu que todas as formigas largaram as folhas para escapar do pé de um menino que vinha a correr atrás de uma bola. As formigas escaparam por pouco, mas aquela formiguinha não teve a mesma sorte, morreu esmagada, agarrada à sua folha gigante.”

Fonte: recebido por email.

Tal como a formiga, todos nós seres humanos inteligentes e sensíveis, muitas vezes queremos carregar mais nas nossas costas do que o podemos suportar, os problemas dos outros, as dores do mundo e a ganância de querer sempre mais, de ser mais e melhor e quando acordamos para a realidade estamos esmagados pelo peso da nossa insensatez.

Cuida mais de ti, o dia passa, as pessoas passam, o tempo passa, mas tu ficas, tu serás a tua eterna companhia, todos podem até fugir de ti, mas tu não pode fugir do encontro contigo mesmo mesmo, com a sua paz interior, com a sua felicidade.

Muitas vezes, principalmente a nível profissional, somos desafiados a dar mais do que podemos, a carregar tarefas mais pesadas que o que podemos suportar, sempre alimentando o sonho de um reconhecimento, de uma promoção. Mas tal como a formiga foi esmagada, também tu poderás ser se seguires os eu exemplo e carregar mais do que te é possível aguentar!

Existia um cliente meu que me disse uma vez:“ – Quando vais para uma empresa, estás sempre a dar o teu melhor. Imagina que cada tarefa representa um livro nas tuas mãos, começas com um, aguentas e pedes mais, dão-te outro, aguentas e mais outro,… e assim sucessivamente…, és elogiado, promovido e tudo corre bem. Um dia dão-te mais um e não aguentas o peso e deixas cair. Nesse momento passaste de muito bom a um fracasso. Só eras bom porque aceitavas tudo e querias sempre mais, agora já não serves vem outro…“

 Esta reflexão serve para perceberes a importância daquilo que fazes, se realmente é reconhecido no que fazes, ou se és “aparentemente reconhecido” porque aceitas fazer tudo o que te pedem  sem poderes!

+

Tem um dia Fantástico. Diverte-te!

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/01/13, in Motivador Profissional and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: