10 dicas para transformar um chefe num verdadeiro líder

Ser chefe numa organização empresarial não significa que, automaticamente, se seja um bom líder. Há uma diferença clara entre quem apenas faz cumprir ordens e quem as cria e assume a responsabilidade por elas. Por isso, há alguns comportamentos que devem ser adoptados no local de trabalho  que podem fazer com que um simples chefe passe a ser visto como um líder a seguir e em quem confiar. Saiba quais.

1. Esteja atento à realidade. Saber o que os outros acham da nossa liderança pode ser a forma mais rápida de chegar à mudança. Perceber e aceitar o feedback dos que nos rodeiam no local de trabalho vai proporcionar instrumentos valiosos no sentido de se melhorar as capacidades de liderança. Mas tenha cuidado: os seus funcionários não lhe vão dar esse feedback se perceberem que a qualquer momento isso pode ser usado contra eles. Mantenha uma mente aberta

2. Não utilize a sua posição para que as coisas se façam. Se alguém o questionar sobre a forma como algumas tarefas são ou mesmo da sua necessidade, nunca puxe dos galões. Um líder a sério consegue convencer quem com ele trabalha sem precisar de dizer constantemente que é ele quem manda. A sua equipa pode até não concordar sempre consigo, mas vão respeitá-lo se explicar as suas opções de forma racional.

3. Não pense nos seus funcionários como algo que precisa de ser controlado. Dê-lhes espaço para agrem e tomarem decisões. A confiança é um princípio vital para a afirmação de uma liderança. Se não consegue confiar nas pessoas a que entrega determinados trabalhos, duas duas uma: ou contratou a pessoa erra ou não a treinou convenientemente para a tarefa. Evite estar sempre a olhar por cima do ombro das pessoas ou exigir saber o que fazem a cada minuto.

4. Ouça, sempre. Se as pessoas que trabalham consigo estão descontentes, o mais provável é que já lhe tentado dizer. O problema é que pode não ter ouvido ou, pior, não quis ouvir. Ouvir com atenção os colaboradores é uma das principais qualidades de um bom líder e deve ser desenvolvida. Quem ouve com atenção está interessado, demonstra empatia e quer descobrir o que estará por detrás da conversa. Os grandes líderes têm excelentes dotes de comunicação. Sem excepção.

5. Pare de apontar sempre soluções. Muitos chefes chegam a essa posição por serem tecnicamente competentes. Como tal, terão sempre uma opinião sobre como resolver os problemas. Só que ao dar sempre as respostas, não deixam margem de manobra para que os restantes funcionários aprendam e sugiram alternativas potencialmente melhores.

6. Seja sempre construtivo. A comunicação, como já foi dito, distingue os grandes líderes dos medíocres. Tenha cuidado com a forma como coloca as questões. Se der por si prestes a criticar negativamente o trabalho de alguém, pare para pensar e encontre uma forma de fazer passar a mesma mensagem sem ser de forma emocional. Dizer as coisas com calma e de forma construtiva é uma marca dos líderes.

7. Meça o seu sucesso pelo sucesso da sua equipa. O verdadeiro êxito de um líder pode ser medido pelo sucesso da equipa que com ele trabalha. A primeira responsabilidade de alguém que lidera uma equipa é fazer com que ela vença. No momento em que ela tem sucesso, o líder também o tem. Este tipo de abordagem va ter resultados positivos na produtividade, motivação e satisfação de todos os trabalhadores.

8. Não tome decisões só porque parecem bem. Se quer ser um líder, outra das qualidades a desenvolver é a integridade de tomar as decisões acertadas e não aquelas que vão cair bem junto dos seus superiores. Esta integridade consubstancia-se, ainda, no facto de assumir plenamente essas decisões quando acredita que elas são o melhor para a empresa. Se são ou não do seu interesse pessoal são questões menores.

9. Seja bem-humorado. Ninguém gosta de trabalhar num ambiente que não tem ponta de diversão. As pessoas são mais produtivas quando se estão a divertir naquilo que fazem. Ter sentido de humor e partilhá-lo aumenta o espírito de equipa e leva os seus colaboradores a vê-lo como uma pessoa normal, não apenas o chefe.

10. Dê-se a conhecer. Estar aberto sobre quem você é na realidade ajuda a quebrar barreiras que, regra geral, as hierarquias levantam. Quando os trabalhadores conhecem a pessoa que está por detrás do profissional, começam a construir-se as bases de uma boa liderança: confiança e respeito.

Fonte:  Dinheiro Vivo

Anúncios

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/02/10, in Motivador Profissional and tagged , , , . Bookmark the permalink. 5 comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: