Semear para crescer: Reciprocidade!

“Havia um fazendeiro que ano após ano ganhava o prémio máximo pela qualidade da sua produção de milho na exposição do seu estado.

Uma vez um jornalista, intrigado ao descobrir que ele fornecia as suas “sementes campeãs” aos fazendeiros vizinhos, fez a seguinte pergunta:

– Como você pode compartilhar as suas melhores sementes de milho com seus vizinhos, se eles competirão com você todos os anos?

E o fazendeiro respondeu:

– Bem, já que você não sabe, vou-lhe dizer. O vento espalha o pólen do milho de plantação para plantação. Se os meus vizinhos cultivarem milho de qualidade inferior, a polinização cruzada vai certamente deteriorar a qualidade do meu milho. Portanto, se eu pretendo cultivar um milho de excelente qualidade, eu tenho de ajudar meus vizinhos a cultivar um excelente milho.”

Todos nós, diariamente estamos em contacto com outras pessoas, trabalhamos em equipas, o bem-estar individual está fortemente ligado ao bem-estar de todos aqueles com quem nos relacionamos. À medida que cada um contribui com o seu melhor, todos têm a oportunidade de se aperfeiçoar e melhorar continuamente suas próprias contribuições.

Em equipas de trabalho, à medida que cada um se fortalece, toda a equipa fica mais forte, mais dinâmica, mais eficaz. Quanto tens contribuído para que a tua equipa se torne melhor a cada dia! Como disse Ayrton Senna “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”.

Nas relações pessoais, à medida que cada um ajuda o outro a ser melhor, criam-se comunidades, mais dinâmicas, mais cooperantes, mais felizes. Aqueles que querem viver felizes devem ajudar os outros a encontrar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está firmemente ligado ao bem-estar de todos.

Tudo o que fazemos e os resultado que obtemos, vem sempre da interação com outras pessoas ( “vizinhos”), quer seja a nível profissional quer seja a nível pessoal, assim quanto melhores forem as tuas contribuições, melhores serão os resultados que vais obter!

Fonte: Adaptado do livro de James Bender “ How to Talk Well”

+

Tem um dia Fantástico. Diverte-te!

Posted on 2012/03/20, in Motivador Pessoal, Motivador Profissional and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 7 comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: