10 passos para ganhar auto-confiança no trabalho

Encontrei este artigo publicado na Dinheiro Vivo, que gostaria de partilhar.

Existem muitas razões para que não tenha confiança a nível profissional. Talvez esteja num trabalho onde sejam precisas mais competências do que as que tem, ou pode ser que tenha menos experiência do que os seus colegas. Ou talvez seja novo na empresa e a sua timidez esteja a atrapalhá-lo.

 Outras causas para a falta de confiança podem ser o facto de se sentir ameaçado pelos seus colegas, ter medo de perder o emprego, ou talvez esteja somente a ser muito duro consigo próprio. A humilhação pública e os erros de julgamento também podem contribuir para a falta de confiança em si próprio, segundo a Forbes.

Cinco especialistas em assuntos laborais – Lynn Taylor, William Arruda, Katharine Brooks, Deborah Brown-Volkman e Alexandra Levit – indicam 10 passos para ganhar confiança a nível profissional.

1 – Fique focado em si próprio

Segundo a perita em assuntos laborais Lynn Taylor, autora de Tame Your Terrible Office Tyrant, deve fazer o melhor que pode para focar-se nas tarefas, independentemente de novas políticas, rumores ou manobras não-produtivas mundanas como problemas com a máquina de café do escritório. “A confiança emerge através de uma combinação de horas produtivas no trabalho com uma grande atitude”.

2 – Identifique as suas forçass e capitalize-as

“Uma das melhores formas de construir confiança é esclarecer quais as suas forças e descobrir formas de integrar essas forças no que faz todos os dias”, segundo William Arruda, perito em branding pessoal e autor deDitch. Dare. Do!. Quando lidera com as suas forças, está envolvido e com energia. Está confiante.

Assim que faz um inventário das coisas que faz melhor do que ninguém, deve perguntar-se como é que pode usar estas forças no seu trabalho, diz Arruda. “Se o seu trabalho actual não lhe dá as oportunidades para maximizar as suas forças, pense em outros papéis que podem”.

3 – Identifique as suas fraquezas e trabalhe nelas

Se existem fraquezas que estão a afectar a sua confiança, faça um plano para reduzir ou eliminá-las, sugere Wiliiam Arruda. Não deve ficar obcecado com estas coisas, mas sim saber que ao conhecer os seus pontos fracos e ao fazer um esforço para ultrapassá-los pode ajudar a aumentar a sua confiança.

4 – Acredite em si próprio

Pode ser mais fácil dizer do que fazer, mas tente dizer a si póprio “eu consigo fazer isto” e acreditar nisso. Arruda sugere que deve dizer três afirmações  a si próprio todas as noites antes de ir dormir. As três afirmações podem ser coisas que goste em si ou três coisas que correram bem nesse dia.

5 – Vigie de perto o seu sucesso

Mantenha um registo dos seus feitos diários, segundo Taylor. Escreva uma lista de coisas para fazer. Desta forma, quando faz algo e risca isso da sua lista, fica mais consciente dos seus feitos.

Lynn Taylor também sugere manter um ficheiro digital dos feitos alcançados. Aqui pode guardar os e-mails que recebe de parabéns, as mensagens de “bom trabalho” dos seus colegas e chefes, as notas que escreveu sobre si próprio nos sucessos alcançados, as cartas de obrigado e o reconhecimento e elogios de dentro e fora da empresa. “Consulte o ficheiro regularmente para ter a noção real sobre as suas capacidades profissionais. Vai dar jeito consultar o ficheiro quando começar à procura de novo emprego.

6 – Saiba que a sua confiança pode ser ameaçada às vezes

“Aceite que isto vai acontecer”, explica Alexandra Levit, autora de Blind Spots: The 10 Business Myths You Can’t Afford to Believe on Your New Path to Success. “Se receber um comentário mau que abale a sua confiança, dê a si próprio 24 a 48 horas para recuperar antes de responder ou tomar decisões importantes”.

7 – Procure encorajamento dos outros

Pergunte a pessoas que respeite o que é que elas pensam que são as suas três maiores forças, segundo William Arruda. “Depois encontre formas de usar essas forças”.

“Tenha feedback dos seus colegas, amigos ou mesmo do seu supervisor sobre qual o seu desempenho. Peça a eles para identificar as suas forças e quais os pontos onde eles gostariam de o ver a fazer mais. Por vezes as outras pessoas vêem mais talento em nós do que nós próprios”.

8  – Desafie-se

Alcançar feitos que julgava não ser possíveis pode ser uma boa forma de aumentar a sua confiança. Encontre projetos e trabalhos que lhe deêm uma oportunidade de usar as suas forças e inicie projetos que o preencham, explica Deborah Brown-Volkman, coach de carreiras e presidente da SurpassYourDreams.com.

“Tente algo novo, mesmo se estiver inseguro ou com medo”, diz Brooks. “Tome pequenos passos se necessário, mas comece a emergir no seu novo projeto ou atividade e veja como corra. Não julgue a sua performance no processo muito cedo e evite compará-la a alguém que está a realizar esta atividade há muito mais tempo”.

9 – Seja um modelo exemplar de atitude positiva

Desenvolve uma atitude positiva, afirma Katharine Brooks, da Universidade do Texas e autora de You Majored in What? Mapping Your Path From Chaos to Career.  Positivo nem sempre quer dizer “feliz”, pode também significar resiliência. “Foque-se em como pode dar soluções em vez de passar muito tempo a discutir o problema”.

“Os trabalhadores são atraídos para aqueles com um atitude positive, especialmente quando os desafios emergem e esta atitude pode começar por si. É contagioso, mesmo com o seu chefe, e vai projetar confiança se tornar o projeto na sua marca pessoal”.

10 – Considera cuidadosamente sobre como reagir às ações do seu chefe e dos seus colegas

“Uma das formas mais eficazes de ganhar confiança é elevar o seu radar emocional no local de trabalho”, diz Lynn Taylor. “Leia através das ações do seu chefe e dos seus colegas, especialmente quando isso afeta a sua autoconfiança. Compreenda que eles podem estar a agir de uma forma que pode acontecer a todos quando estão frustrados ou sob stress”.

Assim que usar esta lente de leveza e ver como o ser humano protege o seu território e ego, ou quando querem elogios como as crianças, vai pode responder de forma mais apropriada, em vez de sofrer em silêncio ou culpando-se a si próprio. “Tente ter uma atitude paternal mas sem ser paternalista nestas circunstâncias. Isto vai lhe dar mais poder e transmitir confiança, algo que os outros vão querer emular”.

Fonte: Publicado em Dinheiro Vivo

+

Tem um Dia Fantástico. Diverte-te!

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/03/23, in Motivador Profissional and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: