Será que é importante seres tu mesmo?

Contam que um dia um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se nesse momento inferior.
Virou-se para o Mestre e disse-lhe:
-Por que me estou a sentir inferior? Ainda há momentos atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente senti-me inferior e nunca me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por me sinto assustado agora?
O Mestre falou:
– Espera. Quando todos tiverem partido, responderei!
Durante todo o dia, várias pessoas chegavam para ver o Mestre, e o samurai começou a ficar cansado de esperar. Ao anoitecer, quando todos tinham saído, o samurai perguntou novamente:
– Agora podes-me responder? Porque me sinto inferior?
O Mestre levou-o para a rua, estava uma noite de lua cheia e a lua via-se no horizonte. O Mestre visou-se para o samurai e disse:
– Olha para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao teu lado. Ambas estiveram juntas ao lado da minha janela durante anos e nunca houve nenhum problema. A árvore menor jamais disse à maior: – Por que me sinto inferior diante de ti? Esta árvore é pequena e aquela é grande – este é um fato, e nunca ouvi nenhum sussurro sobre isso!
O samurai então argumentou:
– Isso é porque elas não se podem se comparar!
E o Mestre replicou:
Então não precisas de me perguntar, sabes a resposta. Quando tu não te comparas, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Tu és o que és e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, tu és tu mesmo.

Fonte: Recebido por email. Autor desconhecido.


Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se só o melhor pássaro cantasse.
Henry Dyke

Olha à tua volta e percebe que o mundo é um lugar quase perfeito, onde cada um tem o seu lugar. Não existem superiores ou inferiores, altos ou baixos,…, apenas não somos todos iguais.
Assim como a floresta ficava mais silenciosa se só o melhor pássaro cantasse, o mesmo aconteceria se todos os pássaros cantassem a mesma melodia. O mesmo acontece com o nosso mundo que se torna mais belo porque não somos todos iguais.

Artigos relacionados:

Como são as tuas crenças. Limitadoras ou proactivas?

Costumas usar a tua espada mágica?

Encontrar a Oportunidade na Adversidade

+

Tem um dia fantástico. Diverte-te!

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/08/13, in Liderança, Motivador Pessoal and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

Deixe uma Resposta

