10 dicas para ser criativo e ter sucesso nos negócios e na vida!

10 Dicas para ser criativo e ter sucesso nos negócios e na vida

Enviado por David Parrish, que termina com: “A criatividade vai ajudar as empresas, organizações e indivíduos a alcançarem o sucesso que merecem.” Publicado na DinheiroVivo  em 25/9/2012.

1. Defina o seu próprio termo de sucesso.

Seja claro com o que quer dizer com sucesso e escreva-o. Não siga definições de sucesso de outras pessoas. Só se souber qual é o sucesso que deseja é que estará apto a alcançá-lo.

2. Admita que existe dois significados diferentes para o mundo da criatividade.
Existe a criatividade artística (a-Creativity) e a criatividade de engenho (i-Creativity). A criatividade não é um monopólio do artista. Cada um é criativo à sua maneira no amplo sentido da criatividade (resolvendo problemas, pensando de forma diferente, etc…).

3. Use o cérebro direito e o cérebro esquerdo.
Ou seja, a emoção, a intuição e o sonho (cérebro direito) e a lógica, a análise e o pensamento (lado esquerdo do cérebro). Gerar muitas ideias primeiro, usando o cérebro direito totalmente e depois avaliá-los posteriormente, utilizando o lado esquerdo do cérebro. Não confundir o processo usando os dois ao mesmo tempo.

4. Saia mais!
Misture-se com as pessoas que têm perspetivas e culturas diferentes, e de diferentes setores da indústria. Desta forma, você está mais apto a pensar criativamente de forma diferente sobre a sua própria situação. Não fique na sua zona de conforto o tempo inteiro.

5. Celebre a diversidade.
Incentive a partilha e as ligações entre pessoas com diferentes formações, nacionalidades, profissões, etc. Algumas das cidades mais criativas do mundo (Nova Iorque, Londres, etc.) beneficiam de ter, também, diversas populações. Criatividade é sobre a fertilização de ideias, a partir das quais nascem novas ideias.

6. Envolva todos na criatividade.
Na empresa/organização ou na vida e não apenas com as pessoas que se autoidentificam como “criativas”. Todos devem ser incentivados a trazer as suas próprias ideias, perspetivas e conhecimentos para ajudar a encontrar soluções criativas. Dê valor a todos.

7. Numa organização empresarial, crie uma cultura de mente aberta, tolerância e apoio mútuo num esforço para ser mais criativo para o bem da empresa.
É trabalho do líder encorajar e gerir uma cultura de criatividade.

8. Use ferramentas e técnicas para gerar ideias e encorajar todos a serem criativos.
Sim, existem métodos para a criatividade – não se trata apenas de indivíduos brilhantes com ideias brilhantes. Há sistemas eficazes através dos quais qualquer pessoa pode gerar novas ideias. Use-os.

9.Dê as boas-vindas aos desafios.
A criatividade adora uma crise! A necessidade é a mãe da invenção.

10. A criatividade pode ser divertida.
E torná-la divertida pode ajudar no processo. Então, porque não? Criatividade pode envolver jogos – jogos sérios. Mas no final, a criatividade não é para se DIVERTIR. A criatividade é um meio para um fim. Use-a de forma produtiva e inteligente. A criatividade vai ajudar as empresas, organizações e indivíduos a alcançarem o sucesso que merecem.

Escrito por  Paula Brito  e Publicado na  DinheiroVivo  em 25/9/2012, dicas enviadas por David Parrish.

David Parrish é reconhecido por combinar criatividade com pensamento empresarial, tendo desenvolvido uma metodologia própria para a qualificação de empreendedores culturais e criativos, uma matriz reconhecida em todo o mundo. É Consultor internacional de empreendedores criativos e autor do livro T-Shirts and Suits: A Guide to the Business of Creativity.

Artigo completo em: DinheiroVivo

Artigos relacionados:

“As escolas matam a criatividade” afirma Ken Robinson

Perante a adversidade, responde com criatividade !

ERRAR para “fazer” pessoas inteligentes e felizes ?

Já pensaste abandonar a tua zona de conforto ?

+

Tem um dia fantástico. Diverte-te!

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/09/26, in Liderança, Marketing Pessoal, Motivador Pessoal, Motivador Profissional and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: