Tarefa: Fácil ou Difícil – Depende?

Uma menina ao chegar da escola, começa a tremer com medo de fazer os trabalhos de casa. E diz para a mãe:
– O meu trabalho de casa vai ser difícil. Não o vou conseguir fazer!

A mãe pergunta:
– Como podes saber e afirmar se ainda nem começaste?
A menina envergonhada, explicou que quando a professora deu o trabalho, ela alertou a turma:- Não esperem para fazer os trabalhos de casa no domingo. Façam no sábado. É uma tarefa difícil e a última turma não se saiu muito bem. Então preparem-se para dedicar bastante tempo e trabalhar duro, pois será necessário.
A mãe da menina imediatamente compreendeu que a professora tinha influenciado a sua filha de uma forma negativa, levando-o a esperar ter dificuldades para realizar o trabalho de casa. Ela também compreendeu que provavelmente o trabalho não era tão difícil quanto a filha imaginava e que poderia facilmente influenciá-la a mudar as suas expectativas e torná-las mais positivas. Ela disse à sua menina:

– Para mim tu vais resolver esta tarefa com muita facilidade. Tu és bom em assimilar novas informações e em lembrar o que aprendeste. Tenho a certeza que logo, logo vais ter terminado o trabalho e vais aparecer aqui dizendo que foi facílimo!
É claro que a menina deu um grande sorriso e foi começar o trabalho de casa.

Passados alguns minutos, voltou radiante.

– É verdade! Disse ela. -Tinhas razão, mãe. Da próxima vez que alguém me tentar convencer que não posso fazer algo, vou lembrar-me do que disseste sobre a minha capacidade de assimilar novas informações e vou dizer a mim mesma que tinhas razão.

Fonte: Recebido por Email. Autor desconhecido.

Ambas as personagens tinham a mesma intenção na história anterior: Que a menina fizesse os trabalhos de casa com sucesso. No entanto a professora adotou uma postura negativa, procurando induzir medo e dificuldade, para que a menina se esforçasse, ao passo que a mãe adotou uma postura positiva, encorajando a menina, fazendo-a sentir-se forte e capaz de os realizar, que até seriam fáceis.Estamos perante duas posturas muito diferentes, par ao mesmo fim, e tantas vezes adotadas no nosso quotidiano.

Esta também pode ser considerada uma grande diferença entre líderes e “chefes”, onde os líderes encorajam e incentivam à realização das tarefas, ao passo que os chefes ameaçam e fazem com que as tarefas pareçam tediosas.

Para finalizar, lembrava aqui uma celebre frase : “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez” como disse Mark Twain o escritor das obras de Tom Sawyer. Esta é a realidade, quantas coisas deixamos de fazer por nos dizerem que é impossível, e nem sequer tentamos?

Artigos relacionados:

Palavras positivas são metade das negativas, faz uma boa gestão!

10 dicas para transformar um chefe num verdadeiro líder

Sabes a diferença entre Mandar e Liderar ?

 Costumas usar a tua espada mágica?

Pensamento positivo, mudar o pensamento e as emoções

Como são as tuas crenças. Limitadoras ou proactivas?

+

Tem um dia Potente. Diverte-te!

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/10/22, in Liderança, Motivador Pessoal, Motivador Profissional and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 4 comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: