Já te colocaste no lugar dos outros?

Era uma vez um rei que queria nomear um de seus vassalos para um alto cargo. Mas, ao invés de o nomear, ordenou que o homem fosse enviado para a prisão. O homem ficou muito surpreso, pois tinha a expectativa de receber privilégios. O rei ordenou, a seguir, que o homem fosse retirado da prisão e espancado com bastões.

O vassalo, não conseguia entender, pois ele achava que o rei gostava dele. Depois disso, foi pendurado pelo pescoço, até que ficou quase morto. O Rei terminou com os maus tratos e deixou-o recuperar.
Quando o homem ficou bom, perguntou ao rei:
– Se vós gostais de mim, porque me fazeis todas estas coisas ?
E o rei respondeu:
– Eu quero nomear-te meu primeiro-ministro. Como passaste por todos estes sofrimentos agora estás melhor qualificado para o cargo. Eu queria que, sentisses em ti próprio e soubesse como é ser punido. Então, quando fores forçado a punir os outros dessa forma, saberá como é, pois passaste por elas.
Por ter a certeza, que te quero nomear, eu quero que te tornes perfeito!

Fonte: Recebido por email. Retirado de 40 Histórias para Aquecer o Coração: O poder transformador de ‘Abdu’l-Bahá compiladas por Gloria Faizi.

Como diria o meu Avô:” Nunca faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti”. Devemos sempre tratar os outros com o mais nobre respeito, tal como gostaríamos de ser tratados.

Quantas vezes, falamos tenuemente sobre as pessoas que nos rodeiam e os problemas por que passam, não tendo nós alguma vez tida a oportunidade de experienciar o que se estará a passar realmente com elas, aquilo que estão a sentir, o modo como encaram a situação. Mas mesmo assim sentenciamos e alvitramos sobre elas.

É importante conhecermos o lugar onde está o nosso semelhante, colocar-se lá como se fossemos nós, para devidamente apreciarmos aquilo que está a sentir no momento, e nesse momento, compreendendo o que se passa, ajudar. Esta é também uma característica dos grandes líderes.

Artigos relacionados:

Conheces o meu “ser” ou a minha “roupa” ?

10 dicas para transformar um chefe num verdadeiro líder

Conheces TODOS, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM?

“O Porco e a Galinha”. Estás envolvido ou comprometido?

Costuma comer “biscoitos” dos outros?

+

Tem um dia potente. Diverte-te!

Advertisements

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/10/31, in Liderança, Motivador Pessoal, Motivador Profissional and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 11 comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: