Costumas fazer mais do que te é pedido?

Um homem foi contratado para pintar um barco, trouxe as suas ferramentas, a tinta, os pincéis e começou a executar o serviço, como tinha sido contratado.Enquanto pintava o interior do barco detetou um furo no fundo por baixo do banco. O Buraco era pequeno, mas já com riscos para viajar. Achou conveniente consertá-lo, e assim fez. Terminou a pintura, recebeu o serviço e foi embora.

Na semana seguinte, o proprietário do barco foi ter com ele e deu-lhe outro cheque, com valor muito superior ao valor combinado.O pintor ficou surpreso:
– Eu já recebi pela pintura do barco!
– Meu caro amigo, você nem imagina o que aconteceu, disse o proprietário, Deixe-me contar… Quando pedi que pintasse o barco, esqueci-me de falar do vazamento por causa do furo no fundo. Assim que o barco secou, meus filhos saíram nele para um passeio. Eu não estava em casa naquele momento. Avalie minha preocupação, agonia e alívio quando os vi voltar sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você tinha consertado aquele furo! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não há dinheiro suficiente para pagar por esta sua postura e iniciativa. Este cheque é de valor elevado, mas não deixa de ser apenas simbólico. Aquilo que fez não tem preço.

Fonte: Recebido por Email. Autor desconhecido.

Esta história serve para refletirmos sobre tudo o que fazemos na vida, não importa qual a nossa profissão, atividade ou ocupação, importa sim fazer aquilo que fazemos o melhor possível e fazer sempre mais que aquilo que é suposto fazermos, ou nos pedem para fazer. Este exemplo ajuda-nos a perceber que esse pouco mais que fazemos, pode significar salvar vidas, mas pode significar um reconhecimento de desempenho por um superior, uma promoção ou outro benefício.
Mas nem só isso é importante, pensa como te sentirás bem contigo próprio ao saber que fizeste o teu melhor a ainda mais que o que tinha sido pedido. Esta é a maior recompensa, um reconhecimento de ti próprio para ti próprio.

Artigos relacionados:

Ajudar os outros, ajudando-te a ti!

Já te colocaste no lugar dos outros?

Semear para crescer: Reciprocidade!

O problema dos outros também pode ser teu

+

Tem um dia Potente. Diverte-te! 

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/11/08, in Liderança, Marketing Pessoal, Motivador Profissional and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 7 comentários.

  1. E por pouco que o teu “mais” te possa parecer, ele poderá fazer a diferença nos que te rodeiam…
    Bela história, Jorge.

    Beijinho

  2. O facto de saber que fizeste o teu melhor, e sentirás bem contigo próprio é a maior recompensa!
    Concordo plenamente ….. e identifico-me!

  3. Completamente de acordo! É tudo uma questão de sermos correctos connosco em tudo o que nos propomos fazer na vida…se enganarmos alguém em alguma questão, estamos consequentemente a enganarmo-nos a nós mesmos!!

  1. Pingback: Achas que nunca superas as expetativas? | NeuroCrescimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: