Dás as respostas? Começa a fazer perguntas!
Se quiseres aprender alguma coisa, não peças respostas, pede perguntas, quanto melhores as perguntas e mais certeiras, mais facilmente te levarão a descobrir as respostas.
Como diria um amigo meu, hoje em dia o “Engº Google” passou a ser consultor pessoal da humanidade, tem respostas para tudo. Mas como diria Pablo Picasso “Os computadores são inúteis, só te podem dar respostas”. Lembro-me de um estudo publicado recentemente sobre esta matéria, em que afirma que “Cérebro humano está a ficar menos inteligente”, devido a esta era da tecnologia, pois fornece respostas para tudo. Transcrevo: “ Cabtree acredita que os humanos “perderam a pressão evolutiva”, o que levou à perda de capacidades intelectuais e emocionais, porque já não precisamos de inteligência para sobreviver e tudo nos é facilitado com smartphones, GPS, motores de busca na internet, etc… “. Noticia completa em Ciência Hoje.
Se dar a resposta não é uma forma correta de atuar, fazer as perguntas de uma forma errada também não é eficaz.
– Porque fizeste isto? – Porque correu mal? / – Porque faltaste? / -Porque te atrasaste? / …
Este tipo de perguntas leva a um tipo de resposta: Justificações e Desculpas!
É necessário fazer perguntas que levem à ação, que levem ao desenvolvimento de ideias e à procura de soluções:
– Quando? / – De que forma? / – Com quem? / – Em que lugar? / …
“ Não é a resposta que ilumina, mas a pergunta”. Decouvertes
Esta é uma caraterística muito própria dos grandes liderem, eles utilizam o poder das perguntas para levarem os seus liderados à ação.
As perguntas têm o poder especial de abrir a mente das pessoas e de as fazer achar as respostas dentro de si mesmas, o verdadeiro milagre disto é:
– Nada do que tu podes ensinar tem o poder das suas próprias descobertas.
Quando estiveres com alguém que quer saber algo que tu saibas, não lhe ensines, faz-lhe perguntas. Tal como o ditado que diz: “Quando um homem te pedir pão porque tem fome, não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.” Provérbio Chinês
Só quando tu começares a fazer as perguntas certas é que passarás a obter as respostas certas. Anthony Robbins
Se achas que a vida te está a dar as respostas menos certas, pensa nas perguntas que estás a fazer a ti próprio.
Artigos relacionados:
Comunicação e o Pão com Manteiga ?
+
Tem um dia potente. Diverte-te!
Posted on 2013/06/12, in Liderança, Marketing Pessoal, Motivador Pessoal, Motivador Profissional and tagged Ação, Anthony Robbins, Cabtree, Decouvertes, Duvidas, Empreenderorismo, Gerald Crabtree, Liderança, Motivação, Mudar Mundo, Neuroassociação, Otimismo, Pablo Picasso, Palavras, Perguntas, Provérbio Chinês, Respostas. Bookmark the permalink. 3 comentários.
Pingback: A pressa não é nossa amiga! | NeuroCrescimento
Pingback: Saber pedir e a Sopa da Pedra! | NeuroCrescimento
Pingback: 10 dicas de grandes empreendedores para TU aplicares hoje | NeuroCrescimento