A realidade existe, ou, existe uma realidade para cada um de nós?

RealidadeCerto dia um rei chamou ao seu palácio o mestre zen Muhak – que viveu de 1317 a 1405 – e disse-lhe que, para afastar o cansaço e a tensão do trabalho administrativo, queria ter uma conversa completamente informal com ele.
De seguida, o rei comentou que Muhak parecia um grande porco faminto a procurar comida.- E você, excelência parece o Buda Sakiamuni meditando, sobre um pico elevado dos Himalaias.O rei ficou surpreso com a resposta de Muhak.
-Comparei-te a um porco, e tu comparaste-me ao Buda?
-É que um porco só pode ver porco, excelência, e um Buda só pode ver Buda.

Fonte: Recebido por email. Autor desconhecido.

A realidade de cada um de nós é baseada nas nossas experiências, valores, convicções, sociedade, …, assim cada um vê o mundo da forma que tem presente no seu inconsciente todas estas informações, pois a noção que temos consciente do que acontece corresponde a cerca de 10% de todo o nosso conhecimento, o qual não conseguimos processar na totalidade.

Segundo o livro, Livro: A DESCOBERTA DO FLUXO, de Mihaly Csikszentmihalyi (um dos grandes investigadores mundiais na área da Psicologia Positiva), a cada segundo entram na neurologia do nosso sistema nervoso cerca de 2 milhões de bytes de informação, dos quais, o cérebro humano só é capaz de processar cerca de 134. 134 bytes que chamamos realidade. É impossível processar conscientemente cada byte de informação que nos chega pelos sentidos… os 134 bytes são selecionados através de um processo de generalização, distorção e omissão da informação. Esta seleção vai produzir uma representação interna da “realidade” que gerará um estado emocional e uma fisiologia, que determinarão um comportamento.

Exemplo :

Realidade_vs_ilusao

Provavelmente a maioria das pessoas verá só um casal nu no meio do vaso, mas estão lá (também) nove golfinhos, desenhados nas partes escuras.Diz-se que crianças muito pequenas só vêm os golfinhos.

“Cada momento de nossa realidade é diretamente influenciado pela nossa maneira de achar como uma “realidade” deve ser.” Paulo Coelho

Artigos relacionados:

Encontras o que procuras? Oportunidade ou dificuldade!

A vida é como o ECO, devolve o que enviamos!

Também vês o mundo da forma que esperas que ele seja ?

O teu ponto de vista. Ajuda-te ou atrapalha-te?

Tolerante ou “olho por olho” ?

O teu ponto de vista. Ajuda-te ou atrapalha-te?

+

Tem um dia Fantástico. Diverte-Te!

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2013/08/07, in Motivador Pessoal and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: