Competências! Só no lugar certo!

Camelo_Competencias_Experiencia_HabilidadeUma mãe e um bebê camelo, caminhavam juntos, quando de repente o bebé camelo perguntou:
-Por que é que os camelos têm bossas?
-Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das bossas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
-Certo, e por é que as nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
-Filho, elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabes, com estas pernas longas eu mantenho meu corpo mais longe do chão do deserto que é mais quente que a temperatura do ar e assim fico mais longe do calor. Quanto às patas arredondadas eu posso movimentar- me melhor devido à consistência da areia! – Disse a mãe.
– Certo! Então, por é que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
– Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! – Respondeu a mãe com orgulho.
– Está tudo muito bem. A bossa é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos das areias no deserto. Então explica-me o que é que estamos nós a fazer aqui no Jardim Zoológico?

Moral da história:
Habilidade, conhecimento, capacidade e experiências, só são úteis se tu estiveres no lugar certo!

Fonte: Recebido por Email. Autor desconhecido.

Ao longo da nossa vida vamos sempre aprendendo mais, quer seja com a experiência, quer seja com formação. Mas será que estamos preparadas para os verdadeiros desafios que a vida tem para nós?

Exemplo: Será que fizemos formação em várias línguas estrangeiras, mas afinal na nossa atividade não as estamos a usar, pois a atividade e toda desenvolvida no nosso país sem necessidade de fazer uso delas, se por exemplo sou pescador.

Hoje pára para pensar:
a) Estou a desenvolver as minhas competências naquilo que quero fazer, naquilo de que gosto, vai-me ser útil, vou ser feliz?

b) Aquilo que estou a fazer, faz uso das minhas competências e conhecimentos, no caminho dos meus objetivos ?

Artigos relacionados:

“O que o senhor não faria se soubesse ler e escrever?…”

Competência começa com te sentires competente

Como são as tuas crenças. Limitadoras ou proactivas?

A História de uma “ÁGUILINHA” ou a de alguns homens!

Encontras o que procuras? Oportunidade ou dificuldade!

O teu ponto de vista. Ajuda-te ou atrapalha-te?

Cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo

Perante a adversidade, responde com criatividade !

Quando olhas para a frente vês as tuas qualidades ?

+

Tem um dia fantástico. Diverte-te!

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2013/09/05, in Liderança, Motivador Pessoal. Bookmark the permalink. 2 comentários.

Deixe uma Resposta

