Tu és importante! Grupo e Líder também!

Fogo_Lareira_LiderUm membro de um determinado grupo,  ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso, deixou de participar nas suas atividades do grupo.
Depois de algumas semanas, o líder do grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor.
Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando.
O líder acomodou-se confortavelmente no local indicado, mas não disse nada. No silêncio sério que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno das achas de lenha, que ardiam. Depois de alguns minutos, o líder examinou as brasas que se formaram. Cuidadosamente selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel.
O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto. Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez. Em pouco tempo o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada.
Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos. O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo. Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele.

Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse:
-Obrigado. Pela sua visita e pelo belíssimo sermão. Vou voltar ao convívio do grupo!

Fonte: Livro “Oito S” de Wagner Luiz Marques.

Um grupo, ou uma equipa, funcionam em conjunto, cada um dos elementos do grupo é como uma peça do motor, se algum faltar as coisas não vão funcionar, tal como o motor deixará de funcionar ou funcionará de forma anormal. Da mesma forma a peça que sai do motor, deixará de ter utilidade, pois só colocada no sítio certo terá valor, o mesmo se passa, muitas vezes, com um membro de uma equipa.
As atividades em grupo, quer sejam a nível pessoal ou profissional, devem ser sempre olhadas desta forma, cada elemento é importantes para o grupo, e o grupo é importante para cada elemento.

Também vimos aqui a importância do líder, que consegue transmitir ao liderado a mensagem, de uma forma fantástica, é esta a verdadeira função de um líder, mostrar o caminho.

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”Clarice Lispector

A floresta ficaria mais silenciosa se só o melhor pássaro cantasse. Henry Dyke

Artigos Relacionados:

Sabes voar como um “Ganso” ?

Juntos vamos mais longe!

Usas toda a tua capacidade? Acho que não!

E se a tua vida fosse um lago de “Leite”?

Conheces TODOS, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM?

O problema dos outros também pode ser teu

+

Tem um dia Fantástico. Diverte-te! 

Anúncios

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2013/10/17, in Liderança, Motivador Pessoal, Motivador Profissional and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: