Nelson Mandela, Obrigado! R.I.P!

MandelaEm homenagem a Nelson Mandela ( 1918-2013).

Nelson Mandela,esteve preso durante 27 anos , conseguiu mudar o regime sem derrame de sangue, “perdoar e esquecer”, foi a frase cunhada por Mandela quando triunfou sobre o apartheid. Outra grande celebridade fez o mesmo, Ghandi ao vencer a guerra sem “guerra”. Mandela venceu o Nobel da Paz de 1993.

Uma pessoa de uma humildade e simplicidade enorme, ficará para sempre na história da humanidade.

Que a sua alma descanse em paz, e a sua memória e ensinamentos permaneçam presentes pela eternidade!

Retirado do site da Exame Brasil, as suas frases mais famosas:

1. “Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Defendi o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e conseguir realizar. Mas, se for preciso, é um ideal para o qual estou disposto a morrer”. (Depoimento no Julgamento de Rivonia, 20 de abril de 1964).

2. “Sempre parece impossível até que seja feito”. (Citação tradicionalmente atribuída a Mandela que o próprio Centro de Memória Nelson Mandela reconhece não saber confirmar).

3. “Só os homens livres podem negociar (…). Sua liberdade e a minha não podem ser separadas”. (Declarações de Mandela após 21 anos na prisão ao renunciar à oferta de libertação do então presidente, Pieter W. Botha, em fevereiro de 1985).

4. “Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).

5. “Depois de escalar uma grande montanha se descobre que existem muitas outras
montanhas para escalar”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).

6. “Nunca, nunca, nunca mais deixaremos esta bela terra voltar a experimentar a opressão de uns e outros. Vamos deixar a liberdade reinar”. (Discurso da posse como presidente, 10 de maio de 1994).

7. “No meu país, é preciso primeiro ir para a cadeia para depois ser presidente”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).

8. “Nunca considerei nenhum homem superior a mim, nem dentro, nem fora da prisão”. (Carta ao general Du Preez, administrador de prisões, escrita da prisão Robben Island, na Cidade do Cabo. 12 de julho de 1976).

9. “Aprendi que coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).

10. “A grandeza da vida não consiste em não cair nunca, mas em nos levantarmos cada vez que caímos”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).

11. “Lutar contra a pobreza não é um assunto de caridade, mas de justiça”. (Discurso na Praça Mary Fitzgerald de Johanesburgo, em 2 de julho de 2005, num ato contra a pobreza).

12. “A morte é algo inevitável. Quando um homem fez tudo o que considera seu dever em relação ao seu povo e ao seu país, ele pode descansar em paz. Eu acredito que fiz esse esforço. E é por isso que eu vou dormir por toda a eternidade”. (Trecho de uma entrevista para o documentário “Mandela”, 1994).

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2013/12/06, in Liderança, Motivador Pessoal and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. mas só depois,não antes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: