Anda cansado? 14 Soluções que o podem ajudar

PENTAX ImageA falta de horas de sono pode não ser a única explicação para andar cansado durante o dia. A Time revelou 14 maus hábitos que podem estar por detrás dessa sensação de fadiga.

1 -Exercício
2- Água
3 – Ferro
4 – Ser perfeccionista
5 – Tempestade num copo de água
6 – Pequeno-Almoço
7 – Comida de plástico
8 – A palavra ‘Não’
9 – Desarrumação
10 -Férias
11 – Um (ou dois) copos de vinho
12 – E-mail e smartphone
13 – Cafeína
14 -Fim-de-semana

1 -Exercício
Deixar de fazer exercício físico porque se sente cansado ainda vai piorar mais a sua situação. Um estudo realizado pela Universidade de Georgia, EUA, mostra que as pessoas que fazem exercício três vezes por semana, durante cerca de 20 minutos por dia, sentem-se menos cansadas e com mais energia ao fim de seis semanas.
Fazer exercício aumenta os seus níveis de energia, ajuda a manter o seu sistema cardiovascular a um ritmo saudável e a transportar oxigénio e nutrientes pelo organismo. Assim, mesmo que se sinta cansado, o melhor é levantar-se e ir dar uma corrida. O seu corpo agradece.
2- Água
Mesmo que estejamos apenas ligeiramente desidratados – basta termos menos 2% de fluidos no corpo – o nosso corpo ressente-se rapidamente, afirmou um nutricionista do Health Bem Hogan Sports Medicine, no Texas.
A desidratação provoca a redução do volume sanguíneo, o que deixa o sangue mais espesso. Isto faz com que o coração o bombeie com mais dificuldade, reduzindo assim a velocidade com que o oxigénio e os nutrientes chegam aos músculos e aos órgãos.
A Time ensina a calcular a quantidade de fluidos que necessita, pese-se e faça a conversão do valor para libras (pounds), divida por 2 e beba esse valor de onças por dia.
3 – Ferro
A falta de ferro no sangue leva a estados de irritabilidade e cansaço extremos. Segundo o mesmo especialista, esta deficiência faz com que haja menos oxigénio a ‘viajar’ para os músculos e para as células.
Para melhorar os seus níveis de ferro – e diminuir os riscos de anemia – consuma carnes magras, feijões, tofu, ovos, vegetais verdes, amêndoas, manteiga de amendoim e outros alimentos que também contenham vitamina C (quando ingeridos ao mesmo tempo, esta vitamina ajuda na absorção do ferro). No entanto, sabendo que este se pode tornar num problema de saúde sério, assim que sentir alguns dos sintomas relacionados com a falta de ferro dirija-se a um médico.
4 – Ser perfeccionista
Tentar fazer tudo de forma perfeita faz com que tenhamos que trabalhar mais e mais tempo do que o necessário, explica Irene S. Levine, Professora de Psiquiatria na Escola de Medicina de Nova Iorque. “Projectamos objectivos que são inatingíveis e irrealistas e acabamos por não nos sentirmos satisfeitos com o que fizemos”, afirma.
O ideal é guardar um tempo certo para os seus projectos e obedecê-lo. Se começar a ultrapassar o número de minutos que estabeleceu para essa tarefa, deve interrompe-la de imediato. Com o avançar do tempo, vai perceber que não é por perder mais tempo a fazer uma coisa que ela vai ficar perfeita.
5 – Tempestade num copo de água
Não seja pessimista. Estar ansioso com tudo o que vai acontecer deixa-o ‘paralisado’ e mentalmente esgotado. Respire fundo e pondere bem as coisas, verá que nem tudo é assim tão mau.
6 – Pequeno-Almoço
A comida que ingere serve de combustível para o seu corpo. Quando está a dormir, este continua a digerir aquilo que jantou de forma a conseguir manter os níveis de oxigénio e a estabilidade do organismo. Por isso, é fundamental que reponha energias de manhã e que coma um bom pequeno-almoço. Se saltar esta refeição, vai sentir-se cansada e sem energia para aguentar o resto do dia.
A Time recomenda um pequeno-almoço com cereais, proteínas e gordura saudável: Um smoothie com fruta, leite magro, ovos e pão integral são algumas das opções.
7 – Comida de plástico
Refeições cheias de açúcar e hidratos de carbono fazem mal à saúde, isso já todos sabemos. O importante é ter em conta os altos e baixos nos níveis de glicemia, uma vez que esta variação pode levar a um estado de fadiga. Assim, evite comer refeições deste género, de forma a manter o seu organismo estável.
8 – A palavra ‘Não’
Quando tentamos agradar os outros, acabamos por nos cansar mais e por gastar mais energia. Habitue-se a dizer não em voz alta, sugere a psicóloga clínica Susan Albers. Só isso irá poupar-lhe muitas dores de cabeça e ‘raivas reprimidas’, ou seja, factores esgotantes.
9 – Desarrumação
Uma secretária caótica ou um armário ‘virado do avesso’ podem deixar-nos mentalmente exaustos, uma vez que nos impede de delimitar o nosso foco de atenção, lê-se num estudo da Universidade de Princeton. Tente organizar o seu espaço de trabalho e os locais onde costuma descansar, nomeadamente o quarto e a sala de estar. Livre-se do material que não usa e tente manter todas as gavetas e armários limpos e arrumados.
10 -Férias
Foram feitas para aproveitar e não para trabalhar. Não esteja agarrado ao e-mail nem ao telemóvel da empresa. Relatórios ficam para outra altura. Aproveite para descansar a sério e descontrair. Mesmo que não vá passear uns dias a um destino paradisíaco qualquer, desfrute ao máximo do tempo livre. Verá que quando voltar ao escritório estará muito mais produtivo e cheio de energia.
11 – Um (ou dois) copos de vinho
Costuma-se dizer que o vinho ajuda a relaxar, mas a verdade é que, apesar do álcool ajudar a ‘descomprimir’ o sistema nervoso, acaba também por dar cabo das suas horas de sono, pois aumenta os níveis de adrenalina no organismo, o que o faz acordar a meio da noite, explica o director do centro de neurologia e da medicina do sono de Nova Iorque Allen Towfigh. Este médico afirma que o ideal é beber o último copo de vinho três a quatro horas antes de se ir deitar. Desta forma, o seu metabolismo não será afectado e não terá problemas enquanto estiver a dormir.
12 – E-mail e smartphone
Há quem veja a caixa do correio antes de se ir deitar. Não o faça. A luz do seu smartphone ou do ecrã do seu computador dão cabo do seu ritmo circadiano (o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos), suprimindo a produção de melatonina, a hormona responsável por regular os ciclos de sono, explicou Towfigh. Se não consegue mesmo abdicar dos seus aparelhos tecnológicos antes de ir dormir, tente pelo menos usá-los a uma distância razoável dos olhos.
13 – Cafeína
Se é daquelas pessoas que se apoia numas quantas chávenas de café para aguentar o dia de trabalho, o melhor é pensar duas vezes da próxima vez que se dirigir a uma pastelaria para tomar uma ‘bica’.Tal como a luz dos aparelhos, o consumo excessivo de cafeína desregula o ritmo circadiano, diz Towfigh. Esta substância bloqueia a produção de adenosina, um nucleósido que o ajuda a adormecer. Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine revela que o consumo de cafeína até seis horas antes de ir para a cama afecta o seu sono, por isso tente reduzir nos cafés que toma, principalmente no número que costuma ingerir durante a noite.
14 -Fim-de-semana
Quem não costuma aproveitar as noites de sexta e de sábado para ir sair com os amigos e ficar acordado até altas horas da noite a conversar? O problema é que quando nos deitamos tarde no sábado, acabamos por acordar mais tarde no domingo, o que faz com que no dia seguinte tenhamos dificuldade em adormecer, começando a semana com poucas horas de sono em cima. Não queremos que deixa de ‘socializar’, por isso a melhor solução é tentar acordar cedo na manhã seguinte. Se sentir muito cansado, faça uma sesta de 20 minutos durante a tarde, mas não mais que isso. Verá que à noite já terá sono e vai conseguir adormecer a uma hora adequada.

 Fonte: Jornal semanário” Sol” por Joana Alves – Baseado num artigo da revista Time. Jornal SOL

Artigos relacionados:

+

Tem um dia fantástico. Diverte-te!

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2014/09/17, in Motivador Pessoal and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: