Dia Mundial do Sono – 13 Março 2015

dormirHoje comemora-se o Dia Mundial do Sono.«Respirar mais facilmente, dormir melhor» é o lema do Dia Mundial do Sono.

.A iniciativa é promovida, a nível global, pela World Association of Sleep Medicine e pretende destacar a importância do sono e contribuir para a redução das perturbações do sono no seio da sociedade, através de uma melhor prevenção e gestão dessas perturbações.

Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.

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A importância do Sono ! Dia Mundial do Sono!

Alguns estudos provaram que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infeções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.
Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção.
a) Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue – quantidade equivalente a três doses de uísque.
b) Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planear e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias.
a) No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. Os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes.
b) Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não aguentaram mais de dez dias sem dormir. A consequência: morte por infeção generalizada.
Primeiro estudo português sobre condutores portugueses concluiu que 12% dos condutores portugueses já adormeceu ao volante. Concluiu ainda que que 35 por cento dorme mal, mas só nove por cento é que o reconhece. Segundo o Autoportal.

Sugestões para uma boa noite de sono:
– À noite, procura comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades.
– Evita tomar café ou chá com cafeína (como chá-preto) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes (“despertam”).
– Evita dormir com a TV ligada, isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
– Apaga todas as luzes.
– Tapa bem as janelas para não seres acordado(a) pela luz da manhã.
– Não leves livros estimulantes nem trabalho para a cama.
– Procura usar colchões confortáveis e silenciosos
– Tira da cabeceira o telemóvel e relógios.
– Toma um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir.
– Procura seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.
– Pratica exercício regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procura fazer ginástica até duas horas antes de deitar;
Não durmas com fome. É bom beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina – substância envolvida no processo de sono
– Se estiveres numa noite de insônia, não fiques na cama forçando o sono. Levanta-te, procura alguma atividade e só voltes quando sentires sono;
– Cuidado com líquidos antes e, até mesmo, durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono
Fonte: ABC Saúde e Dra. Regeane Trabulsi Cronfli

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Tem um Dia fantástico. Diverte-te

About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2015/03/13, in Motivador Pessoal and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Justo hoje, maior insônia. Como sempre, seus posts são ótimos de ler e aprender sobre nós mesmos

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