Quantas vezes sorris por dia? ( Dia internacional do riso)
Parece que alguns comemoram hoje dia 18 de Janeiro o dia internacional do riso, sendo o mais importante RIR.
Assim faz sentido recordar também o Dia Mundial do sorriso que se assinala a 28 de Abril. A data foi criada em 1963 por Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets, que criou a imagem do smiley, reconhecida internacionalmente.
História:
Uma das mais famosas histórias sobre o sorrir, é a de Norman Cousins. Na sua “Anatomy of an Illness”, ele descreve como com seguiu uma recuperação miraculosa de uma longa e debilitante doença, fazendo seu caminho para a saúde, rindo.Rir era um dos instrumentos que Cousins usava num esforço consciente para mobilizar sua vontade de viver e prosperar. A maior parte de seu tratamento era passar uma boa parte do seu dia imerso em filmes, programas de televisão e livros que o fizessem rir. É óbvio que isso mudou as consistentes representações interiores que fazia, e a risada mudou radicalmente sua fisiologia – e, assim, suas mensagens para o sistema nervoso sobre como devia reagir. Descobriu que se seguiam mudanças imediatas e físicas positivas. Dormia melhor, sua dor se aliviava, sua presença física toda melhorava. Com o tempo, recuperou-se por completo, apesar os médicos terem dito, a princípio, que ele tinha uma em quinhentas probabilidades de conseguir recuperação total. Cousins concluiu: “Aprendi a nunca subestimar a capacidade da mente e do corpo humano em regenerar-se – mesmo quando as probabilidades forem as mais remotas. A força da vida talvez seja a menos compreendida das forças da terra”. Fonte: Livro O Poder sem Limites de Anthony Robbins
Pesquisando um pouco pela comunidade científica, podemos observar que o riso pode ser considerado como um grande estimulador da cura. O riso e as gargalhadas são responsáveis por mandarem uma ordem para o cérebro, através do hipotálamo, para sintetizar uma família de substâncias chamadas de endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas. Essas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor e consequentemente do riso, são analgésicos similares à morfina mas com potência cem vezes maior.
O especialista em expressões faciais Armindo Freitas-Magalhães disse, este sábado, que os portugueses estão “a sorrir menos por causa da crise” que o país atravessa, mas defendeu que o sorriso “é primordial” para a melhoria da qualidade de vida.
“O sorriso é muito importante, desde o útero até à velhice. Já estudei cientificamente o sorriso ao longo do ciclo vital, desde o nascimento até à morte e, como digo muitas vezes, fomos feitos para sorrir”, declarou. Na entrevista à Lusa, o especialista salientou que o sorriso tem um “impacto colossal” na vida das pessoas, sendo um poderoso fenómeno nos tratamentos clínicos de doenças como, por exemplo, a depressão.Fonte: JN
Para concluir:
Lembremos-nos das crianças que riem entre 300 a 400 vezes por dia, ao passo que os adultos de 15 a 30 vezes, no máximo, comprovado por alguns estudos médicos. Será que isto pode estar relacionado coma diferença da saúde em jovem face a um adulto? Penso que no total não, mas em parte sim!
Artigos Relacionados:
“Portugueses sorriem menos…”. Já sorriste hoje?
Felicidade: Liberta a tua “criança” interior
+
Tem um dia potente. Diverte-te!
Posted on 2016/01/18, in Motivador Pessoal and tagged Anthony Robbins, Atitude, Convicções, Cura, endorfinas, Felicidade, História, humor, Inspiração, O Poder sem Limites, Sorrir. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comments 0