Verdade, Bondade e Utilidade – Usas com frequência ?

Na antiga Grécia, Sócrates tornou-se famoso pela sua sabedoria e pelo grande respeito que manifestava por todos. Um dia, veio ao encontro do filósofo um homem, seu conhecido, que lhe disse:

– Sabes o que me disseram de um amigo teu?

– Espera! – Respondeu Sócrates. Antes de me dizeres alguma coisa, queria que passasses por um pequeno exame. Chamo-lhe o exame do triplo filtro.

 – Triplo filtro?

 – Isso mesmo – continuou Sócrates. Antes de me falares sobre o meu amigo, pode ser um boa ideia filtrares três vezes o que me vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame de triplo filtro.

O primeiro filtro é a verdade. Estás bem seguro de que aquilo que me vais dizer é verdade?

– Não – disse o homem. Realmente só ouvi falar sobre isso e .

– Bem! – disse Sócrates. Então, na realidade, não sabes se é verdadeiro ou falso.

 Agora, deixa-me aplicar o segundo filtro, o filtro da bondade. O que me vais dizer sobre o meu amigo, é uma coisa boa?

– Não. Pelo contrário…

– Então, queres dizer-me uma coisa má e que não estás seguro que seja verdadeira. Mas posso ainda ouvir-te, porque falta um filtro, o da utilidade. Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que me vais dizer sobre o meu amigo?

– Não. De verdade, não…

– Bem – concluiu Sócrates. Se o que me queres dizer pode nem sequer ser verdadeiro, nem bom e nem me é útil, para que é que o queria saber?

 Usa este triplo filtro cada vez que ouvires comentários sobre algum dos teus amigos, colegas de trabalho ou outros com quem contactas.

Fonte: Recebido por email

Filtro Triplo: Verdade, Bondade e Utilidade

Muitas vezes, quer seja na vida pessoal ou na profissional, esquecemos de aplicar estes filtros, dando por vezes ouvidos a comentários menos bons acerca de alguém, e agimos em função disso. Depois quando descobrimos, que afinal não correspondia à verdade, bondade e utilidade, quantas vezes nos arrependemos?

 A partir de hoje, aprende a aplicar o filtro triplo de Sócrates, e certamente notarás mudanças para melhor na tua vida!

+

Tem um dia magnífico. Diverte-te!


About Jorge Duarte da Silva

” Mudar o mundo, ajudando cada um individualmente a mudar a forma como o vê! “

Posted on 2012/01/03, in Motivador Pessoal and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 5 comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.